terça-feira, 27 de julho de 2010

Personalidade

“Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém.”


fonte foto: Desconhecida

Quando se fala de personalidade, falamos sobre caráter, atributos, características que somadas forma a pessoa marcante que você é, seja para o bem ou para o mal. O resultado do nosso estilo de ver e viver a vida se baseia quase que em sua totalidade devido a nossa personalidade que está fundida em ações exercidas por nós, você a exerce: em casa, na igreja, no trabalho, na escola, na rua, no mundo virtual, nos relacionamentos, nas conversas, nas ideias, nos pensamentos, nas atitudes, nas convicções e certezas.

Por causa da minha personalidade é que faço posts sobre a coisas simples e reflexivas da vida. A personalidade que você tem hoje, foi adquirida no ventre da sua mãe, que foi trabalha e lapidada na criação que você recebeu e nas coisas que te influenciaram: livros, pessoas, fatos, experiências e traumas. Engraçado olhar por este lado sobre personalidade, pois tenho uma “linhagem” nordestina vinda por parte dos meus avós maternos, onde as pessoas mencionam que o nordestino é arretado (ou o famoso “de rocha”, falado e conhecido em outros estados), me pergunto se de alguma forma essa característica ou atributo veio a forjar uma parte da minha personalidade? Eu creio que sim, fez parte da minha criação e fui influenciado pela minha família, a ser arretado!
Sabe quando lemos algo ou ouvimos uma pessoa falar uma frase que bate la dentro como uma grande explosão, então gera um desejo urgente de mudança ou melhora em algum ponto do seu caráter? Ou ainda quando o ambiente em que você está mostra uma necessidade pessoal de mudança por ter algum atributo cru e superficial demais em você sendo exercido?

Você é o que é hoje, aceite isso! Caso você esteja achando ruim, chateado ou revoltado de ser e ter essa personalidade, eu tenho 3 exemplos de pessoas que receberam uma forte influência que agregaram grandes valores em suas pesonalidades e os tornou diferentes do que eram, os tornaram melhores... bem melhores. Pessoas falam que não podem mudar, o famoso espírito de Gabriela: “Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim” . Realmente as vezes tentamos mudar, o esforço é grande, vai muito empenho no desejo de mudança, mas que não gera algo significativo.
Houve um homem chamado Pedro que teve que passar por varias experiências de crer e exercer sua fé: andar sobre as águas no alto mar, negar conhecer um verdadeiro mestre e amigo por 3 vezes na maior cara de pau, presenciar a cura instantânea de uma ferida (corte na orelha), e outras diversas experiências e traumas, em fim, que trouxe mudança de caráter e o transformou no conhecido Príncipe dos Apóstolos, aquele que teve a incumbência de pregar e fundar a verdadeira Fé em Cristo Jesus, ele teve que passar por tudo isso e muito mais, para ter uma personalidade de fidelidade e obediência.
Paulo de tarso, de perseguidor de seguidores de Cristo, a Apóstolo Louco, e desesperado em Jesus, que mudou a sua vida em uma simples conversa com Deus no meio da estrada, no meio do nada, apenas uma voz se dirigindo a ele, esse momento foi o bastante para ter sua personalidade forjada, para encarar os desafios gerados pela sua crença em Cristo. Formador da sublime frase “Viver é Cristo e morrer é Lucro” Estar aqui na terra é Jesus e quando morrer, melhor ainda, pois estarei com Ele nos céus, a vista de muitos ele é um maluco.
A 3ª pessoa, sou eu, as vez me pergunto o que seria de mim se não estiver sendo constantemente forjado com caráter em Cristo! O que eu seria? Em que acreditaria? Hoje não sei se sou uma pessoa boa ou uma pessoa má pra você, para uns sou legal, para outros sou motivo de ódio. Agradeço por todas as situações que participei, elas foram necessárias para ser o que sou, agradeço a minha família, namorada, amigos, colegas, conhecidos e as pessoas que passaram pela minha vida de alguma forma, por me ajudar a melhorar vários aspectos em minha pessoa. O que tenho por certo é um caminho, é ele que quero seguir, Cristo. Essa estrada é boa, esse caminho me faz bem, esse caminho que me motiva a ser alguém melhor, como digo aos amigos: “Não sou perfeito, mas busco a Perfeição em Jesus Cristo, Não sou santo, mas procuro a Santidade no Senhor.” (Murilo Aleixo)

Ser uma pessoa de caráter ou ter uma personalidade marcante para o bem, depende unicamente de você, em querer mudar e trazer verdadeiramente coisas boas a você.
Tenha em mente, que a sua personalidade deve ser conduzida e semelhante à de Cristo, porque Ele sim foi um homem de caráter, apenas e unicamente Ele. Então ninguém melhor para te influenciar e ensinar, Ele é um exemplo a ser seguido!

Lembre-se: Colha bons frutos!

“ Porquanto, pra mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”
(Apóstolo Paulo, Bíblia Sagrada – Filipenses 1:21)

“Aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la”
(Apóstolo Pedro, Bíblia Sagrada –1Pedro 3:11)

Que GOD Abençoe sua vida, Graça e Paz da parte de Cristo.
Murilo Aleixo Rocha Almeida

10 comentários:

  1. Muito bom!!! As vezes eu acho que você podia ser psicologo,mas você não tem muita paciência ....
    'Tá na hora de escrever...' (:

    ResponderExcluir
  2. Tema forte,para uma pessoa de personalidade extremamente forte~..
    Fikou muito legal o texto,muito bem esplanado..
    Cada dia melhor em mozão!!!
    bjinhosss

    ResponderExcluir
  3. Nossa como esse blog nos ensina, toca laa no fundinhoo do coração,e me faz mudar,pensar,esse sobre personalidade então,esta muitoo bom.

    Quando você fala de tentar-mos ter a personalidade Cristo parece tão dificil,parece até impossivel mais como vc falou vc tenta,vc pode até não ser santo mais vc tentar...

    Nossaa muitas as vezes pensamos tantas besteirass achamos que podemos mudar nossa vidaa assim no piscar de olhoss,desisitir de tudo,largar tudo e tentar reecomeçar de outra forma,mais as vezes lendoo esse blog da uma vontade de esquecer todas as besteiraa que pensoo que até sonho vem na mente....Mais que bom que existe pessoas que ama a Cristo e que realmente tenta ser como ele...Dou muito creditoo para esse blog,pois sei que esta edificando e sei que vc gasta um pouco do seu tempo que sei que é precioso,pois muitas pessoas hojee não tem tempoo pra muita coisa nãoo estuda,trabalha,faz cursinhoo concursoo e vive na correria desse mundoo maluco mais sei que tambem vive dessa forma mais vc tira o tempo para falar de temas simples que o cientifico explica mais que vc explica no cientico junto com a palavra de Deus é muito lindo...Eu gostumo muito usar esse tem "Personalidade mais dentro apenas do cientifico "nu e cru" tem mais enssencia ouvir sabendo que temos que ter ou tentar ter a personalidade de Cristo...
    Jesus é lindo na minha vidaa como é lindoo como tambem queroo viver para ele...como querooo entregar tudooo nas mãos dele e me apartar de tudo que vai contra a tua palavra e realmente fugir da aparencia do mal,não é facil mais podemos tentar...Pedi a ele muita sabedoriaaa..!!!
    Será o que pensamoss o que fazemos esta de acordo com a vontade dele..???

    É que realmente possamoss reempensarr em tudo isso escritoo e colocar em praticaaa...!!!

    Achoo que falei demaisss rsrrsrsrs

    mais que Deus abencoe muito sua vidaa em todas as áreas e derrame mais e mais sabedoria para vc continuar nos ensinando cada vez mais...!!!!

    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por participar, acompanhar e se expressar. São pessoas como você que me motiva a escrever, que Deus abençoe abundantemente sua vida. Em resumo Deus e sua palavra nós mostra todos os caminhos, nos ensinando com exemplos e dicas!

    Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez, parabéns Murilo!

    Proposital ou não (não sei), vc vem escrevendo o que se encaixaria certinho em uma série sobre características e qualidades de pessoas que desejam sempre melhorar. Futuramente é só compilar e mandar pra gráfica.

    Abração.
    F. Sales

    ResponderExcluir
  6. legal ae murilio ..
    =p~

    parabens pança continue .. abraços

    ResponderExcluir
  7. Pançaaaa Kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Muitooo bom mesmoo

    Parabensss

    Abrcss

    Continue sempree assim..!!!

    ResponderExcluir
  9. Nossaaa estava no Mêtro hojee
    tava muitoo lotadooooo
    daí,teve um Homem que estava na pontinha da portaaa e o outro queria entrar,mais o outro falou que não tinha vagaaa...Começou uma brigaa dentro do mêtroo um empurra,empurraaa...não viii a hora de cairem na porraadaaaa...eu estava bem na frente delesss daii o que estava na porta se acalmou....uma tiazinhaaa começouuu a chamarr o que entrouu no mêtro para brigaaaaa...E muita gente riaa nesse momentooo...!!!!

    Nesse momento viii e percebii como as pessoas são carentess de cristoo como a ignorância imperaa em muitoos Homensss aindaaaaa..!!!
    Como temos que procurar mostrar o amorr de cristo paraa as pessoasss,e como elas precisam de conhecer a personalidade dele e tentar se espelhar nele...Eu poderia ter levantado e ter falo tudo isso na horaa mais eu estava no meio deles doiss fiqueii sem reação na hora,so depoisss fui pensar nessa possibilidadeee...!!!

    Pra finalizar estamos diante de uma realidadee
    que nos com nossooo Blog,Orkut,Msn,nossa bocaaa,nossos braçosss,cabeçaaa e tudo que Deus no deu com perfeição podemoss usarr para mostrar para as pessoas que precisamosss de cristoo,e mostrarr que temoss que ter a personalidade dele em nósssss...!!!!

    Acho que deu pra passar o que eu queriaaa..!!!

    =(

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, volte sempre!