segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Humildade


(fonte: imotion.com.br)

Quando se fala, pensa ou prática... que relação ela tem? o que ela expressa? de que forma a colocamos em ação?
Eu muitas vezes me pergunto como saber sobre a humildade de alguém e quando ela está sendo exercida! Não consigo associá-la a vergonha, vexame e baixa estima. A humildade é uma virtude, ela é simples em essência, mas difícil na pratica, por ter em seu sentido e resultado o: Respeito, a Simplicidade e a Honestidade.

Respeito é bom e todos gostam, mas é tenso respeitar alguém que um dia trouxe alguma ferida ou magoa no seu coração, ou alguém que está assumindo uma posição com a qual você não concorde e passará a ter que obedecê-la, o fato de ignorar essas pessoas não faz de você um praticante dessa virtude, pelo contrario você está praticando o desrespeito que é diferente de humildade... por mais que tentamos justificar qualquer situação do porque de estarmos ignorando algo ou alguém não será aceito, não estou falando de perdão... é sim de respeito! Perdoar é não levar em conta o ocorrido e passar a ter a mesma relação com a pessoa, como antes do ocorrido... (como estamos com relação ao respeito?)
Simplicidade tem que ser constante, a todo o momento, ser simples em tudo, sem exageros, extravagâncias e excessos socialmente, materialmente e psicologicamente falando, não é mediocridade e miséria... mas o equilíbrio de ter e ser necessário e suficiente em tudo. (Simplicidade correndo na veia?)
Honestidade é verdade, mesmo que isso possa te trazer desgaste e problemas... É ser sincero e verdadeiro no falar, pensar, agir. Sem cogitar engano, mentira ou “ganhos”. A verdade tem que ser dita mesmo que doa, ser honesto podendo se comprometer com isso e não ganhar nada em troca é que faz as pessoas se omitirem, e se manterem inertes, adotando uma postura de honestidade em dada hora e sendo oculto e omisso em outra hora, como melhor lhe couber. (e ai verdade rules?)

Jesus Cristo é exemplo de humildade, soube respeitar os poderosos e os sacerdotes, sabendo qual era sua verdadeira posição no céu e na terra, ele é Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, respeitou, e não apenas ignorou. Foi simples em sua trajetória estando com todos, da elite aos marginais da sociedade, sem deixar ser influenciado pelos status e prazeres. Manteve-se honesto até o fim, trabalhando a verdade e sinceridade, sofrendo por conseqüência, sendo Ele mesmo a toda hora, pois Ele é a verdade e a vida.


Essa postagem trouxe algo de bom para mim e que traga a você um momento de refletir sobre “ser humilde”, que possa haver mudança de caráter, aperfeiçoamento de personalidade, e melhora de vida a você. Ainda tenho muito que ser forjado para ser alguém consideravelmente humilde, é tão fácil ser humildade em ambientes que exigem essa virtude, mas como é complicado, difícil e doloroso você estar em um lugar ou com alguém em que não se faz necessário tal aspecto. Você conhece, mas não pratica, porque a zona de conforto e facilidade fala mais alto para não gerar qualquer desgaste.

Na humildade não há flexibilidade, ou tem é ou não tem!

Então, você tem humildade?

Abraços.

Que GOD Abençoe sua vida, Graça e Paz da parte de Cristo.
Murilo Aleixo Rocha Almeida

3 comentários:

  1. Olá Murilo, encontrei seu blog por acaso!
    E gostei muito dos seus textos!
    Poxa Jesus é o perfeito exemplo de humildade, Ele é o Mestre!
    Espero que vc toque muitas pessoas com seus posts viu!
    Abraços
    Vou seguir.

    ResponderExcluir
  2. Acho que fica um pouco dificil de saber se sou ou não Humilde,As pessoas que deverias me falar quem é humilde não é por que quer, é por que é...não se sabe ao certo !

    ResponderExcluir
  3. Muito Lindo

    o que escreveu !

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, volte sempre!